O negócio de bebidas que viralizou nas redes sociais recentemente com o nome “Caixaça Econômica” sofreu uma notificação extrajudicial por uso indevido da marca. O sucesso e viralização nas redes se deu porque a fachada da distribuidora reproduz elementos visuais e sinais distintivos próprios da Caixa Econômica Federal, em especial o “x”.
A Caixa, então, notificou a distribuidora por uso indevido de marca e o empresário, para driblar a notificação, informou que fará alterações para trocar o “x” por “CH”.
Apesar da brincadeira e do sucesso, é importante que o empresário esteja atento para que a sua “criação” não implique em prejuízos, pois o uso indevido de uma marca pode gerar cobrança de indenização e custos. No caso, o dono da distribuidora terá que trocar a fachada e uma série de investimentos em marketing (caso tenha feito).
Para garantir que a sua marca esteja protegida, bem como garantir a titularidade do nome escolhido, é fundamental solicitar o pedido de registro da marca junto ao INPI. Aqui no Marcas Control nós fazemos a avaliação de disponibilidade do nome junto ao órgão para garantir que o nome que se pretende registrar já não esteja registrado em nome de outra pessoa física ou jurídica. Não negligencie o seu futuro, entre em contato conosco agora mesmo e registre a sua marca!