Recentemente, um salão de beleza de pequeno porte situado na região de Paranoá, no Distrito Federal, recebeu uma inesperada notificação da famosa Ferrari, que alegava o uso indevido da marca “Ferrari Cabeleireiros”.
A Ferrari é uma marca de Alto Renome, ou seja, possui reconhecimento, prestígio e reputação positiva perante o público, é protegida contra qualquer tipo de cópia em todos os ramos de atividade, conforme art. 125 da Lei da Propriedade Industrial.
A problemática é que grande parte dos empresários, além de desconhecerem a autarquia federal, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial e Intelectual), responsável por regularizar a titularidade desses nomes e o funcionamento do processo administrativo que protege os ativos intelectuais e industriais, não se preocupam em verificar a possibilidade de uso de sua marca e obter o registro antes de utilizá-la. Por isso, acabam cometendo contrafações por não entenderem que só é dono da Marca quem registra e, consequentemente, ficam reféns de consequências prejudiciais que poderiam ser facilmente evitadas.
A falta de registro pode trazer problemas e, consequentemente, a perda da marca, provocando sérios prejuízos ao negócio, como mudança de comunicação visual, site, embalagens, perfis das redes sociais, entre outros.
Não corra esse risco e registre sua marca agora mesmo.