A Rede Globo está sendo processada por plagiar a música tema de abertura das transmissões ao vivo do Campeonato Brasileiro. A emissora sofreu uma derrota na última semana na ação movida pelos herdeiros do maestro José Hareton Salvanini, morto em 2006.
Um perito nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu que a emissora, de fato, usou a mesma composição do músico nos jogos de futebol sem ter autorização para isso. O laudo de cem páginas de Alexandre Hees de Negreiros, perito escolhido pelo Poder Judiciário e não de forma particular, indica “substantiva possibilidade de plágio”, com a descrição dos instrumentos, ritmos e batidas semelhantes de uma música para outra.
Em 2016, a família do compositor percebeu semelhanças entre a canção do maestro e abertura do Campeonato Brasileiro na Globo. Diante disso, foram atrás da Associação de Intérpretes e Músicos para verificar o registro da composição que ouviram no ar. Após uma investigação particular, descobriram que o autor da obra era identificado Aluisio Didier, que havia trabalhado com o pai dos acusadores na Globo. Nas mãos dele, o tema para os jogos foi registrado como Tema Futebol Brasileiro. Didier reconheceu a utilização indevida por se inspirar na canção do colega para sua nova criação e fez um acordo para cessão parcial dos direitos patrimoniais da obra derivada, em favor do criador da obra original”, ou seja, a família passaria a receber pagamento pelo uso da faixa a partir daquele momento.
No entanto, isso não aconteceu, pois a Globo alterou o tema de abertura de seu futebol para outra trilha sem ligação com as partes. Dessa forma, Didier entrou como réu juntamente com a emissora no processo aberto por Hereton de Azevedo Salvanini e Yelris de Azevedo Salvanini Franco, filhos do maestro, que iniciaram batalha em março de 2019.
Quer saber mais sobre o assunto? Consulte nossos especialistas.