A dupla Maiara & Maraisa ficou proibida, por decisão da Justiça, de utilizar a marca “As Patroas”, projeto que tinha com Marília Mendonça. A decisão ocorreu depois que a cantora baiana Daisy Soares, titular da marca “A Patroa”, processou as artistas e o WorkShow, escritório responsável pela dupla. O juiz Argemiro de Azevedo Dutra determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 100 mil caso a dupla use a marca, seja no singular ou plural, em qualquer produto ou em publicidades físicas ou pela internet. A dupla e o escritório ainda têm prazo para se defender na Justiça.
Daisy Soares lançou a banda de “forró contemporâneo” “A Patroa” e iniciou o processo de registro do nome no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2014. Em 2017, a autarquia concedeu o uso exclusivo da marca artística. No mesmo, o empresário da Marília Mendonça tentou obter o registro da marca “As Patroas” junto ao INPI, porém, o pedido foi indeferido e mantido em grau de recurso.
A propriedade da marca é garantida àquele que a registra primeiro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e a dupla Maiara & Maraisa, em conjunto com Marilia Mendonça, vinha utilizando o nome indevidamente. Por essa razão, o novo projeto agora comandado pela dupla se chamará “Festa das Patroas”.
Mudar o nome da marca nem sempre é um processo simples e alguns prejuízos podem ser inerentes ao processo. Por isso, caso ainda não possua o registro da sua marca, entre em contato conosco e garanta a proteção e o registro antes que seja tarde.