O plágio pode ser caracterizado como o ato de reproduzir totalmente ou parcialmente obras protegidas por direitos autorais como se seu fosse, sem haver qualquer menção ou identificação ao autor da determinada obra. Nesse sentido, tal ato viola frontalmente a Lei de Direitos Autorais, bem como vai na contramão à proteção também estabelecida em sede constitucional, além de ser configurado como crime.

Por ser um tema de grande relevância e no intuito de identificar o plágio em obras, o uso da Inteligência Artificial tem sido cada vez mais utilizado para identificar se houve reprodução total ou parcial de alguma de obra de terceiro. A IA consegue realizar o referido serviço em uma escala humanamente desafiadora, uma vez que excede à capacidade humana a possibilidade de analisar uma infinidade de obras ao mesmo tempo.

Tal cenário é benéfico em diversos aspectos. Partindo da perspectiva dos autores, estes adquirem maior garantia de que suas obras serão protegidas devidamente e que o investimento no desenvolvimento de tais obras não seja prejudicado. Ainda, além da proteção dos interesses dos autores, o uso da Inteligência Artificial a identificação de plágios contribui para que as produções acadêmicas tenham originalidade. Este atributo é de extrema importância para o desenvolvimento, uma vez que uma obra original tem o potencial de proporcionar algum ganho, seja acadêmico, científico ou cultural para a sociedade, trazendo benefícios em grande escala.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/363271/a-inteligencia-artificial-na-identificacao-de-plagio

Quer saber mais sobre o assunto? Consulte nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *